terça-feira, 13 de abril de 2010

O que é paisagem e paisagismo?

Alunos leram o conteúdo sobre o assunto e responderam as questões...

Arquitetura de paisagens e ecologia

Água, solo, fauna e flora compõem os bens naturais mais preciosos que possui a terra: local onde reside e do qual também faz parte o homem. Por esta razão, seu planejamento, proteção, desenho e intervenção devem objetivar a composição ideal do ambiente humano.

Quando a natureza se converte em paisagem?
A natureza (descrita como a situação que não foi alterada pelo esforço humano) se converte em paisagem quando nos referimos aos seus componentes naturais, suas peculiaridades fisiográficas e ambientais; também se transforma, alterando suas características próprias de acordo com as influências históricas, culturais e tecnológicas do homem, refletindo, por conseqüência, pelos sistemas climáticos, naturais e sociais, a materialização de um momento da sociedade (Degreas, in Del Rio, 1996).
2.1. Conceito de paisagismo
O que é paisagem?
Para esclarecermos o conceito de "paisagismo", recorremos ao dicionário para entender a palavra "paisagem". Segundo Aurélio Buarque de Holanda, paisagem "é o espaço de terreno que se abrange num lance de vista". Antenor Nascentes a define como "a extensão de país a qual se oferece um golpe de vista de conjunto".
Notamos que nas definições de "paisagem" encontradas existe uma referência comum: o sentido da visão seria a representação de tudo aquilo que abarcamos com olhar. Não é termo seletivo ou restritivo. Não encerra tampouco nenhum julgamento de valor. Se considerarmos isto verdade, temos que admitir que o ambiente urbano, assim como os ambientes industriais, são tanto paisagem quanto o natural. E o ambiente degradado também o é, da mesma forma que aquele que se preservou com suas feições originais, ou que se reconstituiu segundo as necessidades humanas.
Observamos ainda que a paisagem não é estática, pois seus elementos constituintes são passíveis de transformações próprias, como também se alteram mutuamente.
Mas, embora o termo "paisagem" não informe nada acerca de suas características, é evidente que qualquer vista tem para o observador uma série de elementos que a definem e que a diferenciam de outras infinitas paisagens. A morfologia do terreno, a flora, a fauna, os recursos hídricos locais e a ação antrópica são elementos que, ao constituírem a paisagem, ao mesmo tempo a caracterizam de forma inconfundível (Marx, 1987).
Burle Marx conclui ainda que: "A sistematização consciente ou intuitiva desses elementos é que permite ao homem evocar, por exemplo, a 'terra natal' em contraposição a todas as outras que vier a conhecer. É devido a isso ainda que se pode criar o conceito de macropaisagem ou domínio paisagístico, formulado pelos geógrafos, correspondendo não mais a um domínio visual, mas a uma unidade maior, caracterizada por suas feições morfoclimáticas típicas e seus principais quadros de vegetação."
O que é paisagismo? Segundo o dicionário?
O paisagismo é filosoficamente uma ciência multidisciplinar que estuda as paisagens naturais e que interfere nestas paisagens, embasada nos conhecimentos da Biologia, Agronomia e Ecologia, e instrumentada com as técnicas da Morfologia, Fisiologia, Taxonomia e Patologia Vegetal, assim como Horticultura e Climatologia (Winters, 1992).
Para Burle Marx, o que significava a criação de jardins?
Roberto Burle Marx escreveu em 1991: "Criar jardins, e paisagens, é uma arte maravilhosa, possivelmente uma das mais antigas manifestações da arte. A Bíblia registra e descreve um paraíso onde havia equilíbrio entre as plantas, os animais, e o homem. Infelizmente o homem procurou dominar a natureza e perdeu seu paraíso. Com o conhecimento que hoje possuímos da ecologia e da importância de nos relacionarmos com as árvores e as plantas, procuramos reconquistar aquele paraíso perdido e corrigir os erros das gerações passadas."
A conceituação do problema "jardim" deve ser visto como sinônimo de adequação do meio ecológico às exigências naturais da civilização (Marx, 1987).
O que é paisagismo, segundo o autor do texto?
O paisagismo é essencialmente uma manifestação artística do homem. Utilizando-se da grande riqueza plástica e da diversidade das formas, cores e texturas dos vegetais, o homem modifica ambientes externos e internos. A composição harmoniosa do uso da vegetação integra-se aos demais elementos da natureza e aos elementos introduzidos pelo próprio homem, compondo os espaços, e fazendo deles verdadeiras obras de arte, vivas.
Podemos considerar então que o paisagismo é uma ciência e uma arte, que tem por finalidade ordenar todo o espaço exterior em relação ao homem, para o benefício do próprio homem.
2.2. Paisagismo de grandes áreas
O que significa paisagismo de grandes áreas?
Chama-se de paisagismo de grandes áreas a arte de modificar ou de recuperar paisagens de grandes dimensões. Estas grandes áreas oferecem ao paisagista um elevado grau de liberdade na escolha de soluções e no desenvolvimento de novas idéias.
Nestas áreas, trabalhamos com escalas de grandes proporções, onde as árvores, arbustos e palmeiras, plantados em conjunto ou mesmo isolados, têm papel fundamental. As herbáceas, ou plantas de menor porte, aparecem sempre plantadas em conjuntos de uma mesma espécie e/ou combinadas com outros conjuntos de outras espécies.
O local disponível para o plantio e as funções desejadas serão os fatores decisórios na escolha do porte e da quantidade das espécies a plantar.
Onde podemos desenvolver a ciência do paisagismo? Quais as três possibilidades?
São três as possibilidades de paisagismo de grandes áreas:
• Áreas totalmente degradadas ou áreas novas, onde não existe nenhuma vegetação - o paisagista tem total liberdade de forma para criar espaços livres e áreas plantadas;
• Áreas recuperáveis, onde existe alguma vegetação - o projeto paisagístico deve ser desenvolvido a partir da vegetação existente. Esta vegetação deve ser avaliada quanto a sua origem, porte e localização, e conservada, sempre que possível;
• Áreas densamente ocupadas pela vegetação - esta vegetação deve ser preservada com a menor interferência possível, principalmente quando se trata de mata nativa. A função do paisagista deve ser a de organizar maciços, completando ou substituindo com as espécies desejadas, de forma a criar condições ao homem de conviver neste espaço interagindo com a natureza.
Qual a responsabilidade do paisagista, além de criar jardins?
O paisagista de grandes áreas não tem somente a função de criar jardins. Muito mais do que isto, tem sobre sua responsabilidade a tarefa de garantir a vida à espécie humana e aos animais, através de contribuições práticas para restabelecer o equilíbrio rompido com a natureza.

Com o paisagismo o que podemos melhorar no meio ambiente?
Através do recurso da criação de bosques, cortinas e maciços vegetais, com vegetação arbórea, arbustiva e herbáceas, nativa da região, plantada em áreas anteriormente degradadas, conseguimos criar uma paisagem harmônica e viva. Permitimos assim o desenvolvimento da fauna local (insetos, pássaros e pequenos animais) e garantimos, como conseqüência, a perenidade da flora plantada, porque abriga desta maneira os seus agentes polinizadores e os seus defensores naturais.
A grande variação das formas, texturas e densidades da vegetação, das tonalidades do verde, do colorido de suas folhas, flores e frutos, pode criar, quando corretamente escolhidas, harmonia entre o ambiente plantado e as estruturas criadas pelo homem.
Consideramos como parâmetro para o nosso trabalho com paisagismo de grandes áreas qualquer local onde possa ser plantada uma quantidade igual ou superior a 100 árvores.

Fonte: http://www.eps.ufsc.br/disserta97/pilotto/cap2.htm

10 comentários:

  1. Foi muito legal aprender a visualisar o nosso bairro de outra maneira.Poder envolver o assunto de artes com a paisagem do nosso bairro,nos incentivou.

    Letícia D. e Micheli C. 8°ano B

    ResponderExcluir
  2. Alunas:Carol e Cris 9ºano"A"

    Viver num ambiente mais arborizado modifica o ar, a beleza, traz benefícios e muitas outras coisas boas.
    Ter participado desse projeto, foi gratificante e valoroso.Também mudou a nossa maneira de olhar o ambiente.

    ResponderExcluir
  3. Yure 9°A
    LEANDRO
    Um projeto ótimo para o desenvolvimento do nosso bairro , da praça de leitura e de todos os espaços internos da nossa escola. Isso tambem serviu para a conscientizão dos moradores do bairro,e dos alunos que moram ao redor da escola.

    ResponderExcluir
  4. Gostamos muito de aprender um pouco mais sobre paisagens...E aprendendo sobre as paisagens deu uma nova visão ao meio ambiente.Entre outras são muitos importante e um motivo é que embeleza o nosso bairo.E também aprendemos os tipos de paisagens.Agora sabemos também que arvore ou planta é adequada para cada local.
    Foi ótimo ter aprendido este assunto

    Lisiane, Patricia. 9ºA

    ResponderExcluir
  5. Gostamos muito de aprender um pouco mais sobre paisagens...E aprendendo sobre as paisagens deu uma nova visão ao meio ambiente. Tambem a nos consentizar a cuidar do nosso meio ambiente para que todos os seres que nascen desde animais e seres humanos possan ter um futuro melhor e sustentavel.

    nomes: Adriel e willian Roger
    serie: 9 ano A

    ResponderExcluir
  6. Gabriel 9ºA
    Um projeto ótimo para a praça de leitura e de todos os espaços internos da nossa escola. Isso tambem serviu para a conscientizão dos moradores do bairro,e os alunos que moram ao redor da escola.

    ResponderExcluir
  7. Heloiza e Isadora
    Aprendemos sobre as paisagens, tivemos uma palestra com Beto Amaral que nos deu uma opinião para fazer o jardim da escola (na praça de leitura).
    Gostamos bastante,aprendemos, também sobre a importância das árvores em nosso bairro.
    Foi muito gratificante.

    ResponderExcluir
  8. Um projeto ótimo para o desenvolvimento do nosso bairro , da praça de leitura e de todos os espaços internos da nossa escola. Isso tambem serviu para a conscientizão dos moradores do bairro,e dos alunos que moram ao redor da escola.




    Débora de Jesus da Rosa.
    9º A
    2010

    ResponderExcluir
  9. moço aqui não tem nada nessse karai seus pau no ku ! lala (:

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkk é verdadde vai ver si melhora esse site, bando de fdp !

    ResponderExcluir